Método de Ensino
Nosso método de ensino é adaptado, globalizado, ativo e interativo. Acompanha as etapas do desenvolvimento do aluno e oferece a ele a construção de seu próprio conhecimento. O processo de ensino-aprendizagem não é pontual, estático nem unilateral. É uma interação entre educando e educador, que numa relação dialética tomam contato com o conhecimento socialmente construído e o resignificam a partir do contato.

O nosso currículo está estabelecido de forma a permitir o crescimento equilibrado de forma a permitir o crescimento equilibrado e contextualizado do aluno, dentro de uma perspectiva de formação acadêmica, humana, social e cristã.

Visando todo o processo, a avaliação no Colégio Maria Imaculada "Piero Roversi" não é o ponto final do processo de ensino aprendizagem, mas uma de suas etapas. Pretende ir além da simples verificação, colaborando para que os educadores avaliem seu trabalho, para que os educandos tenham informações sobre seu desenvolvimento, definindo em conjunto os processos que precisam ser encaminhados e ainda permite o Colégio definir prioridades e localizar quais aspectos das ações educacionais demandam maior apoio.

Visto dessa forma, não há como dissociar a avaliação do processo de ensino aprendizagem, nem considerar, tanto a avaliação quanto a recuperação, elementos não pertencentes ao processo mas, acima de tudo, acontecendo simultânea e permanentemente, durante todo o processo educativo.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Nossas avaliações são contínuas e num processo de somatória. Bimestralmente a nota é dada através de avaliações, trabalhos, lições, englobando tudo aquilo que o aluno trabalha e faz. Para aprovação, a média é de 6,0 por disciplina, sendo que no final do ano letivo o aluno deve atingir 24 pontos em cada disciplina. Caso isso não ocorra ele estará em recuperação final, somente em três disciplina. Acima de três disciplinas, ele está automaticamente retido.