EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

A jornada através dos conhecimentos básicos

PRIMEIROS ANOS

Nessa fase a escola começa a ter uma nova dimensão para a criança, que começa a ter consciência de suas potencialidades. É o momento que se inicia a formalização do processo ensino – aprendizagem: noções conceituais se fazem presentes, para explicar o mundo e a construção de conceitos devem ser incorporados ao repertório intelectual do aluno, Neste segmento o aluno tem o desafio de valer-se de diferentes linguagens para expressar, buscar e experimentar conhecimentos.

Nosso referencial teórico prioriza a atividade dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, levando-os a conhecer a realidade, vivenciá-la, analisá-la, refletir e agir sobre ela.

A formação do estudante é pautada pelo desenvolvimento das habilidades procedimentais e atitudinais que contribuirão ao longo da escolaridade para a formação de alunos pesquisadores, comunicadores e solidários.

O currículo do segmento, organizado por atividades favorece a utilização de diferentes linguagens e a ampliação do vocabulário dos alunos, permitindo a leitura, interpretação e expressão cada vez mais críticas do mundo. Privilegia-se, nesta fase, o desenvolvimento da leitura, escrita e do cálculo, O aluno aprende a utilizar as diferentes linguagens (verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal) como recursos para a expressão e a comunicação, imprescindíveis em nossos tempos.

O professor é o mediador deste processo, com atitudes de firmeza e suavidade, criando ambiente adequado para despertar o interesse e a motivação pelo trabalho, tendo em vista a formação cultural e social do aluno, para que se torne cidadão responsável.

ANOS FINAIS

O aluno no Ensino Fundamental II passa por um período de importantes transformações, adquire novas competências cognitivas e formas de atuação social.

É preciso avançar na compreensão de que o conhecimento está em constante construção e que as mudanças e as transformações são provocadas pelos desafios, pela curiosidade, pela diversidade, pela vontade, pelo desejo, pelas descobertas, pela solidariedade, pela comunicação, pelo estudo, pelo trabalho, pela convivência, pela fé, pelos movimentos culturais, políticos, sociais, econômicos, socioambientais.

O aluno é o sujeito da aprendizagem e o ensino não é mera transmissão de conhecimentos, mas um processo interativo no qual se criam situações que possibilitam o confronto entre o conhecido e o novo, para que novas estruturas se formem.

Procuramos aproximar a educação do mundo real. Priorizamos atividades dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, levando-os a conhecer a realidade, vivencia-la, analisá-la, refletir e agir sobre ela. Nosso trabalho inclui a ética que permeia todo o currículo.

O aluno precisa construir uma imagem positiva de si, compreender o conceito de justiça, respeitar diferenças, ser solidário, valorizar o diálogo como forma de esclarecer problemas e tomar decisões coletivas.

A grade curricular é composta de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Geografia, História, Inglês, Ed. Física, Espanhol, Artes, Música, Informática, Ensino Religioso.

Todo esse processo é feito com a mediação do professor, com atitudes de firmeza e suavidade, criando ambiente adequando para despertar o interesse e a motivação pelo trabalho tendo em vista a formação cultural e social do aluno, para que se torne cidadão responsável.