PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Colégio Maria Imaculada vive e atua com base nos alicerces da pedagogia de Santa Vicenta Maria: amor ao jovem; estilo preventivo, presença educativa, orientação vocacional e formação visando criar um ambiente educativo em que todos são educadores e vivem essa missão em clima de corresponsabilidade e mútua colaboração. É uma missão personalizada, integral, libertadora, ativa, criativa e festiva.

O Colégio no desempenho de sua missão educativa – pastoral, tem como meta, o desenvolvimento integral dos educandos, mediante um saber e uma cultura elaborados criticamente, com base na concepção da pessoa e da vida inspirada nos valores do Evangelho e em sintonia com o carisma de Santa Vicenta Maria.

Temos como objetivos principais:

Ser uma Comunidade Educativa aberta aos desafios da realidade em que está inserida, resgatando valores e incentivando atitudes de respeito pelo pluralismo de ideias, aberta ao diálogo e à democratização da cultura.

Preservar sua identidade católica, atuando a luz dos princípios do Evangelho e vivendo o espírito e o sistema Educativo de Santa Vicenta Maria: pedagogia do Amor, testemunhando uma relação ecumênica e de diálogo inter-religioso, na busca pela paz, pela justiça, pelo amor e pela vida.

Garantir sempre a qualificação do Processo Educacional, alicerçado na experiência da Educação da Santa Vicenta Maria, aberta e sensível às mudanças e necessidades da sociedade, por meio de uma formação continua de seus educadores, como uma infraestrutura diferenciada, permanentemente atualizada em seus recursos didáticos e materiais.

Nossos Professores acompanham o cotidiano escolar, elaboram atividades específicas que atendem às necessidades acadêmicas particulares de cada aluno, diagnosticando possíveis problemas e sugerindo soluções para que os estudantes sintam-se preparados para superar os desafios que os estudos inevitavelmente impõem. Assim sendo, o Colégio Maria Imaculada tem como proposta ser uma Comunidade Educativa, em que educadores, alunos, pais e todos os demais colaboradores envolvidos na Prática Educacional sejam capazes de contribuir para a transformação da sociedade, ao relacionarem-se entre si e com o ambiente onde vivem.