Hoje nós veremos as apresentações de diversas equipes de alunos do 1º e 2º ano do ensino médio. Elas abordaram tópicos relacionados à sustentabilidade e questões ambientais. Primeiramente, cada equipe trouxe informações valiosas sobre soluções e desafios em relação à conservação do meio ambiente.
A primeira equipe do 1º médio concentrou-se na importância da sustentabilidade na África, destacando dois problemas prementes: a caça ilegal e a desertificação. Um ponto luminoso é o “Projeto da Grande Muralha Verde,” que promete regenerar 100 milhões de hectares de terra degradada até 2030.
A segunda equipe do 1º médio explorou as iniciativas de sustentabilidade na Europa, com foco na adoção de carros elétricos, incluindo o exemplo da Tesla. Eles ressaltaram a diferença ambiental entre carros a combustão e carros elétricos, mas também identificaram o desafio do descarte de baterias.
A terceira equipe do 1º médio sublinhou a importância da reciclagem, com ênfase na educação das escolas primárias sobre o descarte adequado de materiais. O descarte inadequado de pilhas e baterias foi identificado como um problema significativo devido à falta de conscientização.
A quarta equipe do 1º médio discutiu produtos biodegradáveis. Além disso, eles apresentaram ações realizadas por empresas asiáticas, como a Nissan e a Samsung, que estão liderando o caminho em práticas eco-friendly na produção. Foi uma visão fascinante de como a sustentabilidade está se tornando uma prioridade global.
A primeira equipe do 2º médio explorou o uso de painéis solares. Além disso, eles explicaram como a energia solar pode ser captada e distribuída eficazmente em residências. Nesse contexto, eles também mencionaram a necessidade de otimizar o espaço nas casas compactas do futuro.
A segunda equipe do 2º médio abordou tópicos como energia solar e o reaproveitamento da água da chuva. Além disso, eles apresentaram exemplos de como a água da chuva pode ser tratada e reutilizada em condomínios e residências. Essa abordagem prática realça como pequenas mudanças podem promover a sustentabilidade.
A terceira equipe do 2º médio foi além e criou uma maquete que demonstrava uma casa equipada com placas solares para geração de energia e aquecimento. Além disso, incorporaram um cata-vento para captura de energia eólica. Nesse sentido, eles destacaram a importância dessas fontes de energia sustentável.
Essas apresentações demonstram o compromisso dos alunos em abordar questões ambientais e promover soluções sustentáveis. Cada equipe ofereceu insights valiosos sobre como enfrentar desafios ambientais em todo o mundo, enfatizando a importância da educação e da conscientização para criar um futuro mais sustentável.