A Irmã Carmen Minero é a nova superiora do Instituto Maria Imaculada. Natural do México, ela se une à nossa comunidade escolar com uma longa bagagem, cheia de histórias para contar e com a missão de ajudar os nossos alunos durante os desafios ao longo de suas jornadas escolares.
Para conhecê-la melhor, preparamos uma entrevista onde ela falou sobre a sua história, sua relação com as Religiosas de Maria Imaculada, as expectativas para este novo desafio e deixou uma mensagem para a nossa comunidade escolar. Confira a apresentação da Irmã Carmen abaixo:
Conte um pouco sobre você. De onde vens, como era a vida por lá, o que te traz para o Brasil e como você vê essa oportunidade.
Olá a todos, sou Carmen Minero, Religiosa de Maria Imaculada, Mexicana de nascimento e universal de coração. Formada em Magistério e em Teologia. Comecei a fazer parte da congregação em 1989; passado o tempo de formação, em 1994 fui enviada a uma missão na Ilha de Cuba onde estive por 12 anos. Em 2006, assumi o trabalho com jovens imigrantes na cidade do México e em 2009 fui chamada para fazer parte da província do Brasil, tendo a alegria de passar dois anos em Belém do Pará, 6 anos na coordenação da comunidade de Fortaleza, no Ceará. Em 2017, fui transferida para São Paulo para assumir a coordenação de uma das comunidades que temos nesta cidade e no dia 24 de abril deste ano fui transferida para a comunidade para assumir a coordenação da casa, à qual faz parte o colégio Maria Imaculada.
Para você, o que representa fazer parte das RMI?
Fazer parte das RMI é um desafio diário de atualizar o legado de Santa Vicenta Maria de dar a vida por amor, pelo bem da juventude.
Qual a importância da RMI na nossa sociedade atual?
A obra de Santa Vicenta Maria continua sendo importante no nosso tempo, uma vez que a orientação da pedagogia preventiva da obra de Santa Vicenta Maria tem como objetivo criar condições positivas para que os jovens se mantenham no Bem, possam construir sua vida nos valores cristãos, ‘Para que vivam bem e se salvem” (Santa Vicenta Maria) constituindo desta forma uma sociedade mais justa e solidária, onde todos são importantes. Queremos ser fiéis nesta missão, assumindo os desafios e possibilidades de nosso tempo.
O que você está achando desses primeiros dias no Colégio?
É uma grande alegria poder participar, de alguma forma, de tanta vida cultivada, de tantas forças unidas buscando alcançar o sonho de cada um dos alunos desta escola.
Como você foi recebida pela equipe pedagógica?
Fui muito bem acolhida por todos, percebi o calor e o ambiente familiar, o comprometimento e amor pela grande missão que cada um tem nas suas mãos
O que você espera desse período à frente do Colégio?
-Uma boa convivência com toda a família educativa;
-Integração, abertura e diálogo onde se possa trabalhar em equipe;
-Que a proposta educativa possa refletir a proposta de Vicenta Maria: acolhida, escuta e o acompanhamento de muitos frutos do esforço e trabalho de todos.
Uma mensagem para a comunidade escolar:
O lema da campanha da fraternidade deste ano, ilumina a bela missão dos educadores, que somos todos os que temos contato com as crianças, adolescentes e jovens que estão no processo de formação e crescimento de seus próprios critérios, moral e valores, que irão guiar e orientar, ações e decisões durante toda sua vida.
Que possamos continuar nossa prática educativa , desde a acolhida, a presença educativa, a escuta e o acompanhamento personalizado, procurando sempre a salvação e a santificação de cada pessoa.
Gostou do conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar no Facebook, Instagram e no nosso blog!